Leite e Mel

Centro Infantil

Educação Infantil





EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade completando a ação da família e da comunidade. (LDB 9394/96: título V, cap. II, art.29). 

 Partindo desse principio e apoiados nos Parâmetros Curriculares Nacional para a Educação Infantil, buscamos trabalhar com as turmas do Maternal, 1º e 2º Período (1 a 5 anos) questões voltadas para a formação física, psicológica, cognitiva, emocional, estética, religiosa e social dos alunos.

METODOLOGIA

Nossa proposta pedagógica é a Educação por Princípios e buscamos na Bíblia os ensinamentos que Jesus nos deixou como o respeito, a obediência, o caráter, a ética cristã, o valor da união entre as pessoas e acima de tudo o amor por si mesmo, pelo próximo e, sobretudo, por Deus.

Além disso, temos como lema: “aprender brincando”. Adotamos uma concepção de educação inovadora, cuja aprendizagem ocorre de forma lúdica, prazerosa, intencional e significativa. Todas as atividades desenvolvidas são voltadas para cada faixa etária, respeitando sempre a fase do desenvolvimento da criança e o “ser’’ criança, o que significa trabalhar a partir de brincadeiras.

Para a construção do conhecimento e o desenvolvimento psico-afetivo-social da criança utilizamos diferentes tipos de linguagem: corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita. Para isso, reservamos diferentes espaços compostos pela Sala de Estimulação, Videoteca, Sala de Atividades e Área de Lazer, as quais possuem uma grande variedade de estímulos, pois nestes espaços a ordem é brincar, explorar, experimentar, criar, construir, descobrir e aprender.

Para que todas as crianças possam utilizar e usufruir ao máximo de todos os espaços, estabelecemos uma proposta de atividades em ambientes variados, de forma que a cada 30 minutos, as turmas mudam de lugar. Desta forma as crianças ficam menos ansiosas pela espera dos pais, além de aprenderem noções de rotinas e organização.

Para enriquecer o trabalho desenvolvido com as crianças temos como parceiros o Sistema Positivo de Ensino. Todo o material didático foi elaborado de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos. Busca promover na criança o crescimento, sob as perspectivas linguísticas, sócio-afetivas e cognitivas. Além disso, fornece subsídios para que os professores possam planejar e desenvolver o trabalho pedagógico.

A resposta da nossa proposta de trabalho é a plena satisfação da criança que sente mais feliz ao aproveitar bem o dia na prática educativa e dos pais que sentem-se seguros ao acompanhar o desenvolvimento do seus filhos.